quarta-feira, 20 de março de 2013

Inclusão social através da música


         Realizado com recursos da Lei do Mecenato Estadual, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. da Coelce e do Centec, o Projeto Toque de Vida – Inclusão Social Através da Música foi lançado no último dia 09, no auditório da Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, em Várzea Alegre. O projeto acontece em cinco municípios do Ceará – Várzea Alegre, Iguatu, Sobral, Tauá e Aracati, e beneficiará com aulas de música instrumental vinte crianças, com faixa etária de 10 a 15 anos, das escolas Dr. Dário Batista Moreno e Figueiredo Correia.

terça-feira, 19 de março de 2013

Aberta as inscrições "projeto Pra ver a Banda"

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará informa que o Projeto Pra Ver a Banda, do Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE) inicia incrições para Concertos 2013. O “Pra Ver a Banda”acontece sempre aos domingos, em meses alternados, no espaço Rogaciano Leite, às 19h.
As bandas de música interessadas deverão encaminhar email para sistemadebandas@secult.ce.gov.br, até 29 de Março de 2013, definindo o mês e o dia que almejam se apresentar. Vale ressaltar, havendo duas solicitações para o mesmo dia, será oficializada aquela que encaminhou primeiro o seu pedido.
Neste pedido deverão conter os seguintes dados da banda de música:
Nome da Banda;
Cidade da Banda;
Telefone de Contato fixo e celular do maestro e responsável;
Número de componentes;
Repertório a ser executado;
Fotos
Breve Curriculum

sábado, 16 de março de 2013

Concurso para Jovens Compositores Cearenses


              Com o objetivo de estimular a produção artística, no âmbito do desenvolvimento da música de concerto no Ceará, a Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) está lançando o I Concurso Orcec para Jovens Compositores Cearenses. Com inscrições abertas até 31 de maio, a seleção vai oferecer aos jovens compositores cearenses a oportunidade de ter sua obra gravada, divulgada e executada pela Orcec na presente temporada de concertos.
Estão aptos a participar do concurso candidatos nascidos no estado do Ceará e residentes no Brasil com idade até 35 anos completos, na data da inscrição, salvo membros da Orcec e respectivos parentes. Os interessados devem encaminhar à AACC a ficha de inscrição preenchida, três cópias impressas da partitura confeccionada em meio digital e três cópias do áudio da obra em CD, nos formatos midi, mp3 ou wav.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Festival de Música Instrumental de Fortaleza


Os amantes da boa música ganharão mais um opção em Fortaleza. Nos dias 15 e 16 de março o Theatro José de Alencar será ocupado com a programação do Festival Fortaleza Instrumental, projeto apoiado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará. Em duas noites, o festival contará com os shows de grandes nomes da música instrumental brasileira, como Nonato Luiz (CE), Pingo de Fortaleza e Orquestra Fermata (CE), Zé Menezes (CE), Marco Leonel Fukuda(CE), Rio da Cordas (CE), Mimi Rocha (CE), Nó na Madeira (CE), Nonato Luiz (CE), Diego Figueiredo (SP) e Toninho Horta (MG).

O festival também contribui para a formação na área musical com a realização de oficinas e workshops gratuitos nas manhãs e tardes dos dias 15 e 16 de março, com as atrações do festival. As inscrições estão abertas e podem feitas também no dia de cada atividade.

quinta-feira, 14 de março de 2013

“Concerto Especial Sacro – Tempo da Quaresma”.

       
         A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho realiza nesta quinta-feira, 14, o “Concerto Especial Sacro – Tempo da Quaresma”. Com um repertório que convida à reflexão, a apresentação está agendada para as 18h30, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, e é aberta ao público. A regência é do maestro Arthur Barbosa e os solistas convidados são o tenor Franklin Dantas e o quarteto vocal Orpheo.
Com peças de compositores como Franz Schubert, Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach e Arcangelo Corelli, o Concerto Especial Sacro revela a vocação eclética da Orcec. Desde 1996, o grupo trabalha a formação de plateia para a música de concerto a partir da pesquisa e execução das mais variadas vertentes estilísticas.
          A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Seleção de Músicos


          A Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) está com inscrições abertas até esta quinta-feira, 28, para músicos interessados em participar da seleção para ingresso imediato na Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec).
As vagas abertas são de um profissional para a função de Músico Nível 03 (violino), e dois profissionais para a função Músico Nível 04 (violino). A remuneração bruta para os referidos cargos é de R$ 2.600,00 para Músico Nível 03 e de R$ 2.000,00 para Músico Nível 04.
         A seleção será realizada em uma etapa, conforme previsto no Aviso de Seleção e no Regulamento, contendo três provas de execução instrumental. Elas vão avaliar a habilidade de leitura de trechos do repertório de orquestra de câmara, o nível de interpretação e musicalidade, além do conhecimento e domínio das técnicas específicas do instrumento ao qual o candidato concorre.
Todos os documentos referentes à seleção estão disponíveis no site da orquestra (www.orquestra-ce.org.br). A Orcec é uma ação da AACC, com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.