Histórico da Banda


Banda de Música (2007)
A Banda de Música de Ipaporanga é ligada a Secretaria de Cultura e Turismo do município, foi criada através do Projeto de Fortalecimento Musical do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipaporanga em dezembro de 2006. O primeiro maestro foi o Sr. Marcelo Medeiros que acompanhou a banda até janeiro de 2010. Em março de 2010 foi efetivado o Maestro José Arquimedes Ribeiro da Silva. Integram a Banda 27 músicos entre 13 e 18 anos de idade.

Banda de Ipaporanga (2008)

Devido à dedicação de seus integrantes, o grupo vem crescendo e ganhando espaço no quadro musical da região, sendo convidado a apresentar-se em eventos importantes como a Conferencia Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Fortaleza, “Pra Ver a Banda” no Centro Cultural dragão do Mar, Encontros de Bandas em cidades vizinhas entre outros.
Bande de Ipaporanga (2009)
A Banda  possui sede própria, e segue um bom calendário de ensaios com duração de duas horas, duas vezes por semana na sede. Os músicos recebem mensalmente uma bolsa como forma de incentivo, sendo ainda observada pela Coordenação da Banda a freqüência dos músicos em ensaios e apresentações, a integração e participação familiar no esclarecimento e elaboração de idéias, o apoio com material de suporte, a ajuda financeira aos músicos para participarem de cursos de capacitação e o acompanhamento individual do rendimento escolar.
Banda de Ipaporanga (2011)
O Repertório da banda é amplo, explora os mais variados estilos como: dobrados, frevos, sambas, canções populares, baiões, valsas, marchas, hinos, boleros, internacionais e outros. Para ingressar na banda o aluno iniciante participa do Curso de Teoria e Prática Musical ministrado pelo Maestro Arquimedes Ribeiro e que funciona paralelamente ao projeto da banda. 
Banda de Ipaporanga (2012)